Uma visão por alto da música nippônica.

Bom, um leigo no assunto quando lê "j-music" logo pensa em coisas relacionadas à nerds, desenhos e japas emos por exemplo. Mas, obviamente, não é assim. Antes de mais nada é bom deixar claro que este termo não se refere à um gênero ou estilo de música, é apenas uma referência para todas as musicas do território japonês que foi popularizada com o crescimento da internet.

Se pararmos pra pensar, até algum tempo atráz não se ouvia falar nas músicas dos 'olhos puxados' e isso é verdade. Eles sempre tiveram a música em sua cultura da mesma forma que qualquer povo deste planeta, mas sempre foi aquela coisa mais tradicional assim como canções indígenas e de escravos africanos estão relacionadas a nossa cultura. O Japão sempre foi um país muito fechado e tradicional em sua história até o século passado e por isso não se tem muitos relatos de influências culturais sobre/sob eles.

Com acontecimentos como a Era Meiji que o Japão começou a se capitalizar e a Segunda Guerra Mundial que ele se fechou para uma grande reforma e crescer novamente, os jovens eram praticamente obrigados a estudar arduamente visto que o país investiu muito na educação visando o futuro (e deu certo). Estes jovens então geralmente seguiam 2 caminhos: o primeiro era seguir a nova tradição e se dedicar totalmente aos estudos, usando uniformes estudantis formais com penteados asa-delta, todos respeitando os costumes (daí que começou a mania de dizer "Todo japa é igual"). O segundo caso é que eles não aguentavam a pressão da sociedade e viravam rebeldes vadiando por ae, alguns até se matavam.

Agora sim vamos ao que interessa. Lá pros anos 60, as influências mundiais (principalmente dos EUA) foram ficando mais fortes sobre o povo e atuando em sua cultura. Começam a aparecer os artistas populares, com o cenário musical bem fraco ainda. Nos anos 70 o publico vai sendo conquistado aos poucos e a mídia japonesa começa a dar uma pequena importância ao assunto.

Anos 80 (vulgo, FUDEU!)....os jovens rebeldes passam a tomar seu lugar na sociedade. Começam então a se vestir de maneira estravagante (assim como no glam rock europeu), cabelos pintados, arrepiados, maquiagens pesadas, etc. Surge então o Visual Kei, es
timulado principalmente pelo "hide", lendário e faleciso guitarrista da banda X Japan, e tem ajuda de outras bandas pioneiras também como LUNA SEA, Nightmare, Yellow Monkey e outras. Musicalmente apareceram bandas com mais pegadas, usando guitarras, baixos, baterias, teclados e sintetizadores, começando a popularidade do Rock'n'Roll entre os japoneses.
Abaixo, a banda X Japan em seu começo de carreira com hide a esquerda.
Anos 90, agora sim uma democracia maior. Os artistas começam a diversificar mais seus estilos como a banda L'arc~en~Ciel de 1991 que até hoje não tem um estilo fixo. Os visuais estravagantes deixam de ser a maioria e os artistas menos rebeldes. Houve um equilíbiro entre costumes/tradiçao/formalidade e estravagância/irreverência/rebeldismo. Alguns artistas marcantes até hoje que começaram na época são ASIAN KUNG-FU GENERATION, Beat Crusaders e The Pillows(1989).
Abaixo, a banda ASIAN KUNG-FU GENERATION e seu visual simples:

Abaixo, fotos de Beat Crusaders e L'arc~en~Ciel, com seus visuais alternativos:

Agora na primeira década do século XXI as bandas alternativas que surgem mudaram razoavelmente pouco em relação às bandas dos anos 90 mas surgem novas bandas Visual Kei mais fortes do que nunca. O mais importante de tudo pra j-music foi a internet. Como a mídia só dá importância para artistas americanos e britânicos, o mundo era induzido a uma espécie de lavagem cerebal, por só ouvir musicas em inglês e de seu idioma nativo. Mas a internet quebrou essa barreira e aos poucos vem acabando com o preconceito também. Para popularizar ainda mais, as gravadoras perceberam que os Animes japoneses já eram febre em todo o mundo, então resolveram colocar as musicas de seus artistas como tema dos tais animes, e deu certo pois até hoje os animes são mania entre as pessoas do mundo todo. Em nossa década alguns exemplos de artistas são NICO Touches the Walls, 9mm Parabellum Bullet, monoral, The GazettE, Dir en Grey, Base Ball Bear, YUI, entre outros milhões.
Abaixo, fotos de NICO Touches the Walls, Base Ball Bear, Ruki(vocal do The GazettE, banda visual kei) e monoral (show no Rio de Janeiro onde tive o privilégio de ir).


Sobre a popularidade da j-music, os músicos já estão fazendo turnês ao redor do mundo e aos poucos conquistando seu público gringo mas ainda existe muito preconceito e não-aceitação em relação a eles.


Bom galera, como esse é o meu primeiro post, resolvi contar um pouco da história da j-music por eu ser um pouco fã de música e principalmente do J-Rock. Prometo variar meus assuntos nos próximos posts e também trazer mais curiosidades da j-music.
bjundas

Force Jogos

Comentários